sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O que esperar da Juve de Allegri?

Allegri conquistará o coração dos bianconeri?

A temporada 2014/15 vai começar pra valer na Itália e a Juventus, além do desafio de defender o título, terá que provar que é capaz de vencer sem o comando de Antonio Conte. A tarefa parece ser mais difícil dessa vez, depois de três temporadas vitoriosas com Conte a Juve encontrará adversários reforçados e, aparentemente, mais organizados, no caminho pelo tetracampeonato.

A missão coube a Massimiliano Allegri, que entrará na disputa da Serie A com o peso de ser o único treinador na competição que já teve o prazer de levantar o scudetto, com o Milan em 2011.

A escolha por Allegri não foi bem aceita de início pela torcida bianconera, que ainda não havia assimilado a perda do grande ídolo dentro e fora dos campos Antonio Conte. Se esperava alguém com maior identificação com o clube, com mais experiência internacional, mas não foi. Allegri chega na Juve com um currículo até melhor que o de Conte na sua chegada ao comando técnico bianconero, mas que não agrada a maioria, sendo o scudetto de 2011 o único grande feito.

Esqueça a solidez defensiva e a intensidade dos tempos de Conte. O time de Allegri deverá ser menos apegado ao esquema tático, dando espaço maior para as individualidades, e sem toda a intensidade que Conte colocava na equipe da beira do campo. Pior? Talvez. A grande diferença que Allegri demonstra ter de Conte são as variações táticas, o que era um dos pontos mais criticados nos tempos do antigo treinador.

Allegri não esconde de ninguém que sua ideia na Juventus é partir no 4-3-1-2, abandonando os três zagueiros que fizeram sucesso nas duas últimas temporadas na Itália a ponto da fórmula ser repetida na seleção italiana. As chegadas de Evra, Coman e Pereyra e a recuperação de Pepe darão mais opções para Allegri variar taticamente. Em sua chegada, Allegri disse que não abandonaria o esquema antigo, mas dava sinais do contrário, até que por circunstâncias de lesões e uma epidemia de gripe no elenco o forçar a começar no 3-5-2 amanhã contra o Chievo, conforme as mais variadas previsões da imprensa italiana.

Um time com mais liberdade em campo é o que traduz o que deverá ser a Juventus de Massimiliano Allegri, que sem o estilo "durão" de Antonio Conte, tentará manter a invencibilidade em território italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário