domingo, 22 de junho de 2014

Histórias de juventinos: A final da Copa Intercontinental, minuto a minuto pelo..telefone!


A Juventus, através de seu Facebook oficial, pede para que seus fãs contem fatos curiosos de que eles são capazes de viver para acompanhar a Vecchia Signora. 

O Blog Juventus Brasil traz a tradução de uma delas, mais precisamente de 8 de dezembro de 1985, quando Michele (ele, não ela rsrs), um Juventus Member, teve que acompanhar o Mundial Interclubes de uma maneira inusitada.

texto traduzido e modificado de juventus.com

Em 08 de dezembro de 1985, a Juventus venceu sua primeira Copa Intercontinental. O único lugar na Itália, onde se poderia ver a transmissão ao vivo do jogo foi na Lombardia. Então, Michele e seus amigos, da Calábria, decidiram que iriam acompanhar o jogo pelo telefone, às 4 da manhã.


Há 30 anos, seguir uma partida da Juventus era muito diferente de como é hoje. A internet, as redes sociais, as transmissões de satélite e outros meios ainda não tinham sido inventados ou não eram de acesso em massa. A televisão existia, mas havia muito poucos canais - a TV comercial como vemos hoje, estava apenas entrando no mercado - e nem tudo era transmitido na Itália. O desejo de acompanhar seu time de coração a todo custo, no entanto, significava que você deveria superar qualquer obstáculo que surgisse.

Em 08 de dezembro de 1985, a Juventus jogou a final da Copa Intercontinental, em Tóquio. Jogo entre o campeão da Copa dos Campeões e o campeão da Copa Libertadores, Juventus x Argentino Juniors. Foi uma partida memorável.

Michele Massaro, um fã bianconero da Calábria, pesquisou e descobriu que o jogo seria transmitido, mas não para toda a Itália: "O dia antes do jogo, 7 de dezembro, eu li que ele só iria ser transmitido por um canal de televisão, apenas na Lombardia, a partir 04:00h da manhã. " conta Michele.

Haveria uma reprise, mas às 20:30h do dia seguinte, no canal Rai1. E, como se isso não fosse ruim o suficiente, até mesmo o rádio - que era comumente usado para acompanhar os jogos - não iria fazer a trasmissão ao vivo.

Uma tragédia. Como acompanhar a  Juventus no outro lado do mundo? Michele e seus amigos de Scalea (comuna italiana) estavam prontos para fazer qualquer coisa para não perder aquele jogo.


"Não se pode perder um jogo como esse, vamos disputar o título de campeão mundial de clubes!", conta.

Michele teve uma ideia e lembrou de um amigo próximo, Giorgio, que mudou-se para Milão, poucos anos antes.

"Não pensamos nem um minuto e ligamos para Giorgio, combinamos com ele para que ele mesmo transmita a partida pelo telefone."

Na verdade, ainda melhor: Giorgio teve a ideia de posicionar o telefone perto de sua televisão, para que Michele e seus amigos pudessem acompanhar a partida através do telefone!


 No dia do jogo, momentos antes de começar a partida, a casa de Michele tornou-se uma Curva do Stadio Comunale de Turim: "Éramos vinte naquela noite, e depois de um prato de espaguete e um monte de cigarros, estávamos prontos para ligar para Giorgio".

Obviamente todos eles decidiram dividir a conta de telefone de Giorgio no mês seguinte, que foi uma das mais caras que ele já recebeu. "Eu ainda me lembro: estávamos todos sentados na sala e nosso amigo, com o telefone na mão, nos dizia o que estava acontecendo no jogo."


 O jogo entre Argentinos Juniors e Juventus seria um memorável. O placar foi 2-2 após os 90 minutos. O jogo precisou de prorrogação e, em seguida, penalidades. A conta de telefone ficou ainda maior, mas Michele e seus amigos não se importavam nem um pouco.

"Ficamos em silêncio, focados em cada comentário vindo da TV de Giorgio." Nessa altura, em Scalea, assim como em Milão, era madrugada. Em Tóquio, a loteria das penalidades estava prestes a começar. Na marca da cal estava Michel Platini. Era o penalti decisivo. Através do telefone, veio a voz do comentarista:

"GOL! A JUVENTUS É CAMPEÃ DO MUNDO!"


 Assim, a festa começou nas casas de Michele e Giorgio: "Nós fomos para a rua às 7 da manhã e não havia ninguém por perto, mas ainda assim,  comemoramos com bandeiras e cachecóis, buzinando. Que noite.!"

Graças ao telefone e Giorgio, seu amigo de Milão, Michele e outros torcedores da Juventus puderam acompanhar um evento único na história da Juventus. E quem se importa o quanto a conta de telefone veio!? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário