sexta-feira, 26 de abril de 2013

Agnelli: ''Os tempos mudaram''



O presidente da Juventus, Andrea Agnelli, disse que estádios vazios e violência entre torcidas são alguns dos fatores que fizeram o Campeonato Italiano perder o apelo e importância que tinha outrora. O dirigente, de 37 anos, citou a Premier League como um exemplo a ser seguido na Itália.

"Equipes inglesas têm a capacidade de mercadoria, a Espanha tem a liberdade de vender os seus próprios direitos de TV e há grandes patrocínios corporativos na Alemanha''.

“O futebol italiano é interessante de se ver atualmente? Metade dos estádios estão vazios, tem a violência. Quero dizer, não é o melhor produto. Você pode ler mensagens em chinês em toda a Premier League (Campeonato Inglês). Nós acessamos empresas multinacionais, mas acessamos seus orçamentos locais. Queremos dialogar com as sedes”, disse para o Financial Times.

''Infelizmente, os tempos mudaram, agora a Serie A é uma transição''.

Apesar do declínio do Campeonato Italiano, Agnelli está otimista com a Juventus.

“O time atual tem grande potencial. Sinto que é meu, enquanto que com os outros (times) eu era, deixe-me dizer, um observador privilegiado. Essa é a minha criatura”, disse, referindo-se ao atual elenco bianconero, muito perto de garantir o bicampeonato italiano.

Ao mesmo tempo em que outras ligas continuam a prosperar apesar da severa crise econômica mundial, os tempos são difíceis na Itália. Os Azzurri continuaram em boa forma, da Euro 2012 para as eliminatórias para a Copa do Mundo, o que mostra que há talento de alto nível, mas a profundidade, apelo, organização e marketing simplesmente não são capazes de evidenciar isto.

E agora é chegada a hora da ação. O futebol italiano precisa se preparar para uma revisão massiva se não quiser afundar ainda mais nos próximos anos, e existem muitas áreas diferentes onde as mudanças precisam ser feitas.

No presente, apenas a Juventus tem seu próprio estádio, com os outros 19 clubes da primeira divisão alugando os campos de organizações locais nos dias de jogo. Os Bianconeri são os únicos que podem tirar vantagem da dádiva financeira de coletar as receitas de bilheteria, shows e outros eventos que podem acontecer durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário