segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Há 16 anos, Juventus vencia River e tornava-se bicampeã mundial


De Placar.com.br

No dia 26 de novembro de 1996, a Juventus da Itália enfrentava o River Plate na final do Mundial de Clubes em Tóquio, no Japão. Em partida única, os italianos venceram por 1 x 0, com gol do então jovem de 22 anos, Alessandro Del Piero, aos 36 do segundo tempo. A vitória deu o bicampeonato à “Velha Senhora”.

Naquele ano, a Juventus chegava ao Mundial após uma campanha dura e apertada na Liga dos Campeões da Europa. O time de Turim se classificou como primeiro do Grupo C na primeira fase, ficando à frente de Bourssia Dortmund-ALE, Estrela de Bucareste-ROM e Rangers-ESC. A campanha foi de seis jogos, quatro vitórias, um empate e uma derrota, para o Borussia, dentro de Turim.

Com o resultado, os italianos classificaram-se para as quartas de final, com o Real Madrid como adversário. Na primeira partida em Madri, derrota por 1 x 0. No jogo de volta, vitória de 2 x 0 e vaga às semifinais do torneio.

Na Semi, o adversário era o Nantes-FRA, que havia derrotado o Spartak de Moscou-RUS. Na partida de ida, em Turim, vitória da Juve por 2 x 0. No jogo da volta, derrota em Nantes por 3 x 2, garantindo vaga na final, contra o atual campeão da Liga, o Ajax.

Na final, no estádio Olímpico de Roma, empate em 1 x 1, com a vitória italiana vindo nos pênaltis, por 4 x 2.

O River, por sua vez, passara na primeira fase em primeiro no Grupo 5, à frente de San Lorenzo-ARG, Minervén-VEN e Caracas-VEN. Na sequência, passou por Sporting Cristal-PER, San Lorenzo-ARG, Universidad de Chile-CHI e América de Cali-COL na final.

A base da Juventus era formada por jogadores vice-campeões mundiais em 1994 com a Itália, e de jogadores que viriam a ser campeões mundial em 1998 com a França, como Deschamps e Del Piero.

Pelo lado do River, jogadores jovens e experientes formavam a equipe. Bonano, Ayala, Sorín, Astrada, Ortega, o experiente Francescoli e o jovem Salas, reserva naquela partida, disputaram ou disputariam um mundial por seus respectivos países.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUS-ITA 1 x 0 RIVER PLATE-ARG

Data: 26 de novembro de 1996
Local: 
Estádio Nacional, em Tóquio-JAP
Árbitro
: Márcio Rezende de Freitas (BRA)
Gols:
 Alessandro Del Piero aos 36 do 2° tempo

JUVENTUS: Angelo Peruzzi, Moreno Torricelli, Ciro Ferrara, Paolo Montero e Sergio Porrini; Didier Deschamps, Vladimir Jugovic, Angelo Di Livio e Zinedine Zidane (Alessio Tacchinardi); Alessandro Del Piero e Alen Boksic . Técnico: Marcello Lippi

RIVER PLATE: Roberto Bonano, Hernán Díaz, Celso Ayala, Eduardo Berizzo e Juan Pablo Sorín; Roberto Monserrat, Leonardo Astrada, Sergio Berti (Leonel Gancedo) e Ariel Orteza; Enzo Francescoli e Julio Cruz (Marcelo Salas). Técnico: Ramón Diaz

Com dica de Jefferson Bruno (@yemadrid)

Nenhum comentário:

Postar um comentário