quinta-feira, 21 de junho de 2012

Grandes ídolos: Michel Platini

Francês filho de imigrantes italianos, Platini começou sua carreira no futebol nas categorias de base do Jœuf. Como profissional passou por Nancy e Saint-Étienne antes de chegar na Juventus, esses foram os três clubes que Le Roi defendeu na sua carreira.

O atual presidente da UEFA, deu uma contribuição fenomenal durante seus cinco anos com a Velha Senhora (1982-1987). Suas conquistas foram as seguintes: dois scudettos, uma Copa da Itália, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental e uma Taça Vencedores das Taças.

A grande conquista na Juve foi a Liga dos Campeões, a primeira da Juventus, Platini foi o autor do único gol na decisão contra o Liverpool.

Platini acrescentou qualidade para um time que já contava com campeões. Jogadas de classe, belos passes, impressionantes cobranças de faltas e gols espetaculares. Muitos gols - 104 em 224 jogos. Seus 68 gols no campeonato italiano fizeram dele o artilheiro da liga por três temporadas consecutivas. Foram temporadas inesquecíveis, em que Le Roi conquistou outro hat-trick: a Bola de Ouro, ganhou três vezes seguidas (1983, 84 e 85).

Sobre a Velha Senhora, Platini afirmou: “Ter jogado na Juventus é como pertencer ao panteão de mitos do futebol."

Pela seleção francesa Platini foi campeão da Eurocopa de 1984. Atuou de 1976 a 1987, fez 72 jogos e marcou 41 gols.


Ao término da temporada 1986/87 Platini encerrou sua carreira como jogador com apenas 32 anos de idade. Sobre sua carreira Platini disse: "Comecei jogando pelo maior clube da minha região, passei pelo maior clube da França e terminei no maior do mundo."

Tentou carreira como técnico, foi treinador da seleção francesa entre 1988-1992. Não teve muito sucesso, não conseguiu classificar os franceses para a Copa do Mundo de 1990 e foi eliminado na primeira fase da Eurocopa que disputou resultando na sua demissão.

É o presidente da UEFA desde 26 de janeiro de 2007 e nunca escondeu seu desejo de como presidente da instituição entregar o troféu da Liga dos Campeões para a Juventus.

Neste 21 de junho, Michel Platini completa 57 anos, tanti auguri Le Roi!

Um comentário: