sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Coluna "Minha Juve" - Juventus para os juventinos


Antonio Conte


Desde 2006 o nosso time vem capengando e fazendo campanhas pífias na Itália e na Europa. Ano após ano, a esperança de construir um time competitivo e que nos dê títulos, fica só no sonho. Depois do escândalo de manipulações de resultados que aterrorizou o futebol italiano há 5 anos, a Juventus nunca mais foi um time de primeiro nível na Europa, isto é fato. Apesar de se recuperar financeiramente das perdas causadas pelo Calcipoli, esportivamente a Juventus teve más administrações, que beiraram o amadorismo - diga-se Cobolli Gigli, Jean-Claude Blanc e Alessio Secco.

O próximo a tentar a reerguer a Juventus já foi escolhido. Andrea Agnelli. Membro da família que levou a Vecchia Signora ao mais nobre patamar do futebol mundial. Em seu primeiro ano como presidente (entrou em 2010), Agnelli fez uma profunda revolução na equipe, trazendo o técnico Del Neri, que conseguiu levar a Sampdoria para a Liga dos Campeões; Giuseppe Marotta, diretor geral que também chegou da Sampdoria, além de contratar quase um time inteiro de jogadores (muitos deles medianos, como já sabemos). Mais uma temporada se passou e a equipe não deu certo dentro de campo. Acabou fazendo outra campanha vexatória no Italiano, ficando em 7º lugar e sendo eliminado na 1ª fase da Europa League. Mas Agnelli continua no cargo, pois é um presidente muito jovem, com novas idéias e para muitos, pode ajudar a mudar a má fase do futebol italiano.

Em 2011, a Juventus começará um outro trabalho do zero. Del Neri foi demitido e em seu lugar entrou Antonio Conte, jovem, ex-treinador do Siena e ex-juventino que, entre 1992 e 2004, fez história no clube. Antonio Conte tem a cara da Juventus, é um juventino vero, e quer levar seu time de volta aos seus dias áureos. Seu sonho foi sempre treinar a Juventus. Chegou a dar entrevista dizendo que se não conseguisse treinar o clube em 4-5 anos de carreira, iria se aposentar.

É bom ter nomes conhecidos comandando a Juventus. Antonio Conte e Andrea Agnelli são figuras de uma nova Juventus, mas já trazem uma história como ex-juventinos. Conte como ex-jogador e Agnelli como membro da famosa família que é a proprietária do time.

Agora, a juventinità de Conte e a juventude de Agnelli somados com reforços como Vidal, Vucinic, Lichtsteiner, Pirlo e outros poderá reerguer a Juventus? Sinceramente, não sei. Mas posso dizer que, se Conte mostrar como treinador aquela vontade que mostrou como jogador e Agnelli mostrar o mesmo dom para o futebol como mostrou Gianni Agnelli, estaremos em um bom caminho. Não existe nada melhor do que a Juventus ser dos juventinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário