domingo, 19 de junho de 2011

Grandes ídolos: Zinedine Zidane

Não são poucas as pessoas que, não tendo a oportunidade de ver Pelé ou Maradona em ação, consideram Zinedine Zidane o melhor jogador de futebol que puderam presenciar. E não importa a torcida. Sejam torcedores do Toulouse, do Milan, da Inter, do Torino, do Barcelona ou até mesmo nós brasileiros, que o vimos trucidar nossa Seleção em duas oportunidades.

O surgimento de Zidane para o mundo do futebol pode ter sido originado por motivos de força maior. Seus pais eram argelinos e se mudaram para a França, em 1953, fugidos da Guerra da Argélia, nas décadas de 50 e 60. Um dos tios de Zidane, Djamel, foi jogador da seleção da Argélia, disputando as Copas de 1982 e 1986, mas é pouco conhecido. Quem sabe Zinedine não teria o mesmo destino futebolístico, caso sua família não se mudasse para a França?

Zidane nasceu em 1972, na cidade de Marselha, no extremo sul do país. Nas categorias de base, subiu rapidamente. Aos dez anos de idade, fazia seu primeiro teste, no US Saint-Henri. Chamando atenção, foi comprado pelo SO Septèmes-les-Vallons em 1983, permancendo até os 14 anos de idade. Foi aí que os olheiros do AS Cannes perceberam o garoto e o adquiriram. Ali, Zidane jogou por cinco anos e se profissionalizou, fazendo sua estréia profissional em 1989.

Com o rebaixamento do Cannes em 1992 - tendo disputado a Copa da UEFA na temporada anterior -, Zidane passa ao Bordeaux, onde permaneceu por quatro anos, marcando 28 gols em 139 jogos. Em 1994, é convocado para a seleção francesa sub-21, onde, em sua estréia, marcou os dois gols na vitória por 2 a 0 sobre a República Checa. Em 1996, meses antes de se transferir ao clube que o projetou para o mundo, ele alcança a final da Copa da UEFA com o Bordeaux, que perde para o Bayern de Munique.

Foi em 1996 que a carreira de Zidane mudou. A Juventus havia acabado de vencer a Copa dos Campeões pela segunda vez em sua história e dispunha de um dos times mais fortes do mundo e de sua própria história. Por uma quantia equivalente a 3,2 milhões de libras, o time de Turim compra a jóia francesa. Porém, sua adaptação não foi imediata. Zidane chegava para substituir o português Paulo Sousa, peça chave no esquema de Marcello Lippi, que partiria para vencer a Copa dos Campeões novamente, no ano seguinte, em cima da própria Juventus.

Mas alguns meses foram o bastante para que Zidane se encaixasse no time e se adaptasse ao futebol italiano. Com o tempo, se tornou imprescindível para a equipe. Para se ter uma idéia, mesmo com a ausência de Del Piero em todos os jogos de mata-mata da Liga dos Campeões daquela temporada (com exceção da final), Zidane foi titular absoluto, levando o time até a final, onde caiu para o Borussia Dortmund (de Paulo Sousa) por 3 a 1. Para amenizar a perda, a Juve venceria o scudetto daquele ano.

Na temporada seguinte, que terminaria com a Copa do Mundo da França logo em seqüência, Zidane e a Juve continuaríam a perseguição por mais um título europeu. O time mágico de Davids, Deschamps, Zidane, Inzaghi e Del Piero levaria o clube a sua terceira final de Liga dos Campeões consecutiva. Porém o Real Madrid conseguiu conter a pressão bianconera em Amsterdã e saiu campeão pelo placar mínimo. Novamente como "prêmio de consolo", o scudetto ficaria em Turim.

No verão daquele ano, Zidane fez o que fez na Copa do Mundo em seu país. Nós brasileiros não precisamos de maiores explicações sobre o acontecido. Ele foi eleito melhor jogador do mundo pela FIFA e venceu a Bola de Ouro daquele ano (foto).

Na temporada seguinte, dois grandes fracassos. Apenas a sétima colocação na Serie A e sequer a classificação para a Liga dos Campeões do ano seguinte. Mas a pior delas veio na semi-final Liga dos Campeões. Após empatar por 1 a 1 na Inglaterra com o Manchester United, a Juve decidiria a vaga em Turim, onde abriu 2 a 0. Mas, inacreditavelmente, levou a virada e viu o time inglês vencer a competição também de forma inacreditável, em Barcelona, contra o Bayern.

Depois da decepcionante temporada 1998-99, a Juventus começou sua queda. Nada mais que dois vice-campeonatos nacionais nas duas temporadas seguintes e uma eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2001. Tudo começou a gerar o desgaste da relação de Zidane e a Juventus, inclusive com a fala de Agnelli à época, afirmando que ter Zidane era "mais divertido do que útil".

Em 2001, o Real Madrid acertou a compra do francês, pela cifra do equivalente a 75 milhões de libras, sendo a contratação mais cara da história do futebol até então. Encerrou-se assim o ciclo de Zidane em Turim. Pelo Real Madrid, ele jogou até 2006, quando encerrou sua carreira.

Ele venceria sua tão sonhada Liga dos Campeões já na primeira temporada com os "Galácticos", marcando, inclusive, o gol do título e um dos gols mais lindos que já se viu. Em 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha onde novamente acabou com o Brasil, ele encerrou sua carreira e hoje faz parte da diretoria merengue.

TÍTULOS

Girondins Bordeaux
  • Copa Intertoto UEFA: 1995
Juventus
  • Serie A: 1996–97 e 1997–98
  • Supercopa Italiana: 1997
  • Supercopa da UEFA: 1996
  • Mundial Interclubes: 1996
  • Copa Intertoto UEFA: 1999
Real Madrid
  • Campeonato espanhol: 2002-03
  • Supercopa da Espanha: 2001 e 2003
  • Liga dos Campeões da UEFA: 2001-02
  • Supercopa da UEFA: 2002
  • Mundial Interclubes: 2002
Seleção francesa
  • Copa do Mundo: 1998
  • Eurocopa: 2000
Prêmios individuais
  • Melhor jogador do mundo da FIFA: 1998, 2000 e 2003
  • Bola de Ouro: 1998
  • Melhor estrangeiro da Serie A: 1997 e 2001
  • Melhor jogador do campeonato francês: 1996
  • Melhor jogador da final da Copa do Mundo: 1998
  • Melhor jogador da final da UCL: 2002
  • - Melhor estrangeiro do campeonato espanhol: 2002

6 comentários:

  1. Fala Tio!!

    Gostei muito do texto cara, bem escrito e fala coisas que eu não sabia sobre o Zidane que é um dos jogadores mais espetaculares que vi jogar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, muito bom mesmo.

    Quase um Del Piero. kkk
    Genio

    ResponderExcluir
  3. Zidane foi o maior que vi jogar. Ao lado de Ronaldo, até agora são os maiores da minha geração (creio que Messi vai entrar nesse grupo). O domínio e controle de bola do cara era sensacional. Fora que, infelizmente, destruiu o brasil em duas partidas de copa do Mundo. Zizou é rei

    ResponderExcluir
  4. Grande Texto Don!

    Dá pra perceber o que foi o Zidane na Juventus. Tempos em que a velha senhora mandava na Itália.
    Acho que ele foi o jogador com mais classe do futebol globalizado!

    ResponderExcluir
  5. Deixando de lado as memórias tristes que zizou proporcionou aos brasileiros, o franco-argelino foi o maior camisa 10 dos anos 90 e 2000. Já faz falta e fará ainda mais conforme o tempo passar. Excelente texto e lembrança mais do que merecida!

    ResponderExcluir
  6. muito bom seu blog...parabéns.. estarei aqui com vc sempre ... falta outros jogadores ainda... Del piero , Buffon, Trezeguet , Davids etc... abraço forza juve

    ResponderExcluir