terça-feira, 10 de maio de 2011

Vamos parar com a palhaçada


Todos nós que nos dizemos torcedores da Juventus nos apaixonamos por este clube por sua história ou pelo momento em particular que vive. E, da mesma forma, que se diz realmente um torcedor não "deixa de torcer" pelo time nos maus momentos.

A Juventus foi quem me fez começar a acompanhar o futebol europeu, em 2006. Tive a influência de um de meus melhores amigos para fazê-lo. Infelizmente, foi o ano da descoberta do calciopoli, que rebaixou a equipe à Serie B. Foi neste momento que a minha torcida pelo time se ampliou. Foi o ano em que comprei minha primeira maglia bianconera.

O rebaixamento e a anulação dos títulos foram um golpe pesado. Lembro que fazia parte da comunidade da Juve no Orkut e mais da metade dos membros saíram.

Porém, já passou!

Já está ficando absurdamente chato ouvir comentaristas e mais comentaristas falando que o momento atual da Juventus é culpa do rebaixamento. Parece papo de quem acompanha a Juventus na mesma proporção que acompanha o Mamoré.

Aos que parecem não saber, a Juventus foi campeã da Serie B e viu seu treinador - Didier Deschamps - deixar o cargo. Mesmo assim, o patético Claudio Ranieri chegou e, na primeira temporada de volta à Serie A, terminou com o terceiro lugar e a vaga na Liga dos Campeões.

No ano seguinte, boa campanha na UCL, com eliminação para o timaço do Chelsea nas oitavas. Na Serie A, campanha ainda melhor, com o vice-campeonato.

Como se fala que um time que foi duas vezes à UCL ainda não se recuperou da queda? Por acaso o Santiago Bernabéu inteiramente de pé para aplaudir a dopietta de Del Piero contra o Real Madrid não foi sinal dessa "recuperação"?

Na temporada 2009-10, a diretoria tentou apostar em Ciro Ferrara como técnico. Não tiveram paciência. A campanha foi péssima, mas era a primeira de Ferrara como treinador profissional. O demitiram quando não tinham nada a perder, o que foi um erro para mim.

Na atual temporada, a aposta da vez foi em Del Neri. Ele teve uma ótima campanha em Gênova, com a Samp. Ainda não se acertou, mas penso que, se tiver tempo, irá melhor. Seu elenco tem boas peças, como Buffon (e Storari), Chiellini, Felipe Melo, Marchisio, Krasic, Matri, Del Piero. E John Elkann, dono da Juventus, já prometeu que irá investir 100 milhões de euros na compra de jogadores. Dá pra ficar otimista, hein, Marotta?

Elkann prometeu 100 milhões. A Gazzetta disse que 30 destes seríam destinados à compra de Neymar

Percebeu que a Serie B não é mencionada há quatro parágrafos? Viu como outros problemas são bem maiores do que ela? Duvido que os mesmos que falam que o problema da Juventus foi a Serie B também falem que o Palmeiras ou o Atlético Mineiro, por exemplo, não têm ganhado títulos nos últimos anos porque foram rebaixados. Não é. Os problemas são outros.

Mas não é de se esperar que uma imprensa que conta com Lédio Carmona e Silvio Lancelotti como comentaristas de futebol italiano (claro, existem os competentes, como Bertozzi, Oddi, Carsughi e outros) vá entender isso. É mais cômodo culpar o rebaixamento.

Mas o que importa é que torcedores da Juventus não se enganem. O problema não é Serie B. O problema é o Motta, o Grygera, o Traore, o Toni, os surtos do Felipe Melo, o Krasic como único cérebro do meio campo, a idade de Del Piero, os apagões que fazem levar dois gols em dois minutos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário